NOTÍCIAS
+ NOTÍCIAS | LISTAR
Sabores têm muito mais a dizer sobre a relação saúde e nutrição
fonte - ANDF

Por Jaqueline Keiko Yuzuki de Andrade
secretária-geral da ANDF
A Nutrição está ligada à saúde há milênios. Sabemos, mais do que nunca, que somos resultado do que comemos. E, neste 31 de março, DIA NACIONAL DA SAÚDE E DA NUTRIÇÃO, refletir sobre o alimento saudável e adequado pode nos levar além do pensamento comum.
Ficamos tão focados nos grupos de alimentos hoje em dia que acabamos nos esquecendo da importância do sabor numa refeição.
Estamos na ERA DAS DIETAS: dieta sem glúten e lácteos, dieta lowcarb, dieta palio, dieta cetogênica, dietas que focam na restrição de algum macronutrientes como, por exemplo, os carboidratos. Não desconsideramos a importância de nenhuma delas, mas este universo não pode estar desconectado das prescrições dietéticas necessárias, respeitando a individualidade de cada pessoa, enfatizando o bem-estar físico, mental, social e, também, muito importante, o espiritual.
“Os sabores são as essências dos alimentos capazes de renovar os nutrientes e as forças tanto físicas quanto mentais. Assimilando os sabores pela digestão, nós restauramos a nossa energia e a nossa saúde emocional. Os sabores percebidos por nossas papilas degustativas produzem estímulos que vão além da ativação da função de um órgão interno, elas acionam nossas memorias gustativas que nos permitem ver, falar movimentar, agir, sentir, agir, resumindo nos ensinam a viver”. (Elisabeth Rochat 2019)
Tudo que acontece na nossa vida, nossa potencialidade, tudo que somos capazes de fazer, de ver, de cheirar, de escrever, como dormir, acordar, depende daquilo que ingerimos, relaciona-se diretamente com os sabores que comemos. Se os sabores que consumimos não tiverem qualidade ocorrerá um enfraquecimento das nossas energias vitais, como alimentos fakes que imitam sabores dos alimentos in natura enfraquecem o nosso organismo e também podem afetar a nossa mente e as nossas emoções. Ou seja, podem interferir em como conduzimos nossa vida (escolhas, metas, relacionamentos). Não que um alimento industrializado seja totalmente ruim, uma parte deles faz parte de nossas memórias afetivas, mas deve ser utilizada com menor frequência, sem excessos.
E aqui vai um alerta: é preciso adotar o costume de ler rótulos, pois, além do sabor fake, certos alimentos industrializados contêm muitos ingredientes que não deveriam estar ali, por serem danosos à saúde do indivíduo, mas, infelizmente, fazem parte da composição, então fique de olho!
Precisamos cuidar sempre da harmonia dos sabores que vão aos nossos pratos. É através desta harmonia que promovemos mais energia para o bom funcionamento do nosso corpo e ajudamos a equilibrar mente e emoções.
Enfrentamos uma pandemia e já é sabido que a alimentação equilibrada é essencial para nossa imunidade. E como fica a nossa imunidade para a vida, em circunstâncias que vivenciamos muitas emoções fortes?
Às vezes nos perdemos no que devemos comer, o que é certo ou errado, mas aproveitamos o Dia Nacional da Saúde e da Nutrição para ajudar nas boas escolhas. Abaixo podemos observar grupos de alimentos com seus respectivos sabores e como nos afetam. Podemos fazer escolhas que possam suprir necessidades deste momento. Afinal “não é somente de pão que vive o Homem.” O alimento para ser completo precisa nutrir o corpo, a mente e a nossa alma!
SABORES | CARACTERÍSTICAS | ALIMENTOS
Uma dieta equilibrada deve conter todos os sabores, com prevalência dos que sejam mais indicados no padrão especifico de cada indivíduo. Cuidado com o excesso e a deficiência de cada sabor para não debilitar seu corpo.
Com base na sabedoria da Medicina Chinesa, quando um órgão se encontra com desarmonia ele manifesta as emoções negativas como tristeza (pulmão), irritabilidade (fígado). Quando uma emoção tóxica como a raiva e a tristeza se manifestam com bastante frequência, estas também causam desarmonias nos órgãos. Confira as relações entre sabor e alimentos e como estes nos ajudam no equilíbrio.
SABOR DOCE
Características
Tem ação no pâncreas e estômago. Responsável por nutrir todos os órgãos. Beneficia a digestão e o metabolismo. Nutri os músculos e mantém os órgãos no seu devido lugar. Melhora a nossa capacidade de reflexão, consciência, memória, foco, ideias, governa nossos pensamentos. Desarmonia deficiência: característica de pensamentos ruminativos e preocupações.
Alimentos para reequilibrar
Abóbora, Abobrinha, Açafrão, Acelga, Açúcar, Ágar-ágar, Agrião, Aipo, Alcachofra, Alcaçuz, Alface, Ameixa, Amêndoa, Amendoim, Amora, Anchova, Anis, Arroz, Banana, Batata Doce, Batata Inglesa, Berinjela, Beterraba, Broto de Bambu, Cabelo de milho, Caldo de Cana, Camarão, Caqui, Cará, Carne de Vaca, Castanha Portuguesa, Cenoura, Cereja, Cevada, Chuchu, Coco, Cogumelo, Couve, Couve-flor, Doce, Erva Doce, Ervilha, Espinafre, Feião Azuki, Fígado de Boi, Figo, Framboesa, Frango, Gergelim Preto, Ginseng, Goiaba, Inhame, Laranja, Leite, Maçã, Maltose, Mamão Papaia, Manteiga, Mel, Melancia, Melão, Milho, Nabo, Nozes, Ovo, Pato, Pera, Pinhão, Porco, Queijo, Rabanete, Raiz de Lótus, Repolho, Salsa, Semente Girassol, Soja Amarela, Tâmara, Tofu, Trigo, Uva, Vinho
SABOR PICANTE
Características
Tem ação no pulmão e intestino grosso. Beneficia nosso sistema imunológico. Atua nas vias respiratórias, pele. É a força da despedida que anuncia também um novo começo, a passagem confiante de uma etapa a outra. Deixe o velho ir para o novo entrar. Se relaciona com o desapego. Pessoas com dificuldades de se desapegar de certas situações ficam estagnadas, podem se sentir enfraquecidas e sem energia para seguir em frente quando algo já acabou. Trabalha a tristeza e a melancolia, mágoas.
Alimentos para reequilibrar
Agrião, Aipo, Alcaparra, Alecrim, Alho, Alho Poró, , Arroz Integral, cebolinha, Canela, Cebola, Cenoura, Coentro, Cominho, Endro, Erva Doce, Folha de Rabanete, Folha de Tabaco, Funcho, Gengibre, Germen de Trigo, Hortelã Pimenta. Inhame, Louro, Mamão Papaia, Manjericão, Mostarda, Nabo, Noz Moscada, Óleo de Soja, Orégano, Páprica, Pimenta, Pimenta Branca, Pimenta Caiena, Pimenta do Reino, Pimenta Vermelha, Pimentão, Pistache, Polvo, Rabanete, Tomilho, Vinho.
SABORA SALGADO
Características
Tem ação nos rins e bexiga. Responsável por gerar energia. Reduz sensação de cansaço, faz manutenção da saúde óssea e regula os fluidos corporais, umedece nossos tecidos. Governa a nossa força de vontade e nossas habilidades.
Desarmonia: causa inseguranças, medos, desânimo.
Alimentos para reequilibrar
Aipo, Algas, Aveia, Cação, Caranguejo, Cevada, Damasco, Escargot, Lagostim, Mariscos, Molho de soja Nori, Ostras, Ouriço do Mar, Painço, polvo, porco, Presunto de Parma, Rã, Rim, Sal, Sardinha, bacalhau, omeboshi, azeitonas conserva, missô, alcaparras conserva.
SABOR AZEDO
Características
Age no fígado, alcaliniza o sangue, melhora a circulação de sangue, atua nos tendões, músculos e articulações, harmoniza a digestão, atua na desintoxicação. Trabalha a nossa intuição, criatividade, imaginação, planejamento, entusiasmo, curiosidade, interação com meio externo- ambiente. Quando em desarmonia, ficamos sem propósito, sem inspiração, irritabilidade, julgamentos, não calcula os riscos de vida.
Alimentos para reequilibrar
Abacaxi, Abobrinha, Açafrão, Acelga, Alho Poró, Ameixa, Azedinha, Azeitona , Azuki, Cáqui, Carambola, Coalhada, Couve, Damasco, Ervilha, Feijão Azuki, Iogurte natural, Kefir, Kiwi, Laranja, Limão, Maçã, Manga, Morango, Pêssego, Queijo, Tangerina, Tomate, Toranja, Truta, Uva, Vinagre, acerola, pitanga, maracujá, tamarindo, hibisco, vinagreira, kombucha, fermentados em geral.
SABOR AMARGO
Características
Age no coração. Controla os vasos, sangue (circulação sangue e nutrição) e a sudorese. Abriga a mente consciente e inconsciente. Responsável por manifestar a alegria de viver, estabilidade mental e emocional.
Em desarmonia: inquietação mental, palpitações, memória enfraquecida, ansiedade, pensamentos sabotadores. Em geral exacerba todas as demais emoções.
Alimentos para reequilibrar
Acelga, Aipo, Alcachofra, Alcaparra, Alface, Alfafa, Cacau, Café, Camomila, Cebolinha, Chá preto, Chicória, Couve, Dente de Leão, Folha de Rabanete, Ginseng, Lúpulo, Mamão Papaia, Manjericão, Nabo, Pimenta Branca, Porco, Quiabo, Ruibarbo, Salsinha, Tabaco, Vinagre,Vinho, rúcula, jiló, mostarda, almeirão, carqueja, cascara sagrada, chá verde, chá mate, melão de são caetano, jurubeba, gairoba.
28
Que o seu caminho para uma longevidade saudável seja construído com uma nutrição de fato mais equilibrada e consciente
:
+ NOTÍCIAS | LISTAR
- Como se refrescar e manter a saúde no calor de Brasília
- ANDF dá início ao processo eleitoral para escolha de nova diretoria
- Proteína do sistema imune pode proteger desenvolvimento do diabete tipo 1
- Festa junina em casa e saudável é possível? Confira as dicas da ANDF
- Desafios para o nutricionista e portadores da doença celíaca
- Hipertensão arterial e o desafio de ir além da simples redução do sal
