NotíciasNOTÍCIAS

Notícias+ NOTÍCIAS   |   LISTAR

Um olhar sobre a tradição da ceia de Natal, os cardápios e a nutrição

22/12/2020
fonte - ANDF
Um olhar sobre a tradição da ceia de Natal, os cardápios e a nutrição

As práticas alimentares possuem significados que ultrapassam o aspecto nutricional dos alimentos. A ceia de natal, por exemplo, é uma tradição construída ao longo de gerações, com pratos típicos repletos de simbolismos que alimentam a alma e proporcionam conforto, aconchego e boas lembranças. 

É nessa época que as pessoas reproduzem com mais intensidade receitas de família para dar continuidade à tradição, afirmam as nutricionistas Fabiana Nalon e Jaqueline Yuzuki, da Associação de Nutrição do Distrito Federal - ANDF. 

"Considerando que o Natal é uma ocasião especial, muitos desses pratos só são consumidos nessa época do ano. Por isso, para pessoas saudáveis em geral, não há motivos para se preocupar em adaptar ou modificar as receitas tradicionais", avalia Fabiana. No entanto, a nutricionista faz um alerta para indivíduos com necessidades especiais, como diabéticos e portadores de alergias alimentares: "a data especial não deve sere usada como pretexto para abandonar temporariamente o tratamento". 

Fabiana explica que pessoas, por exemplo, portadoras de doença celíaca, precisam buscar uma versão de panetone e rabanada sem glúten. Já os diabéticos podem se beneficiar de uma sobremesa com baixo conteúdo em carboidrato. E os que estão em processo de perda de peso, no lugar de se preocupar em elaborar receitas de baixa caloria, "é mais proveitoso curtir a ocasião, celebrar a comida, aproveitar o momento em família e voltar para a rotina alimentar no dia seguinte, sem culpa e sem medo de engordar".

Por falar em tradição e aspecto nutricional, Jaqueline Yuzuki destaca as carnes brancas, mais leves para digestão, e compostos bioativos, como as castanhas. Vale também privilegiar as frutas vermelhas. "Gorduras boas e frutas vermelhas e silvestres modulam bem nossos neurotransmissores, ajudam no humor. E turbinar a alegria e o bem-estar é muito importante também neste momento. E, por último, fujam dos embutidos defumados e valorizem a ceia com o reino vegetal", conclui.